Fundo FFCP - Arquivo Fotográfico Cibra Pataias

Colónias de Férias Grupo de crianças da Colónia Balnear da CIBRA, antes da partida para a Praia de Paredes da Vitória Inauguração do Bairro Social do Alva Monumento comemorativo do 25º Aniversário da CIBRA Construções Diversos Joaquim Matias apreciando construção depósito de àgua Preparação Festa de Natal no Refeitório Vista aérea sobre a fábrica em construção Jogo de voleibol no ringue de desporto da Fábrica Ponte da Arrábida em construção Reprodução de cartaz publicitário Albert Virella a trabalhar no seu gabinete Joaquim Matias com o seu pai, em visita a Pataias Donativos Entrelec Vista de casa construida pela Fundação Joaquim Matias Expedição Feiras Fornecedores Fotos Aéreas Fundação Joaquim Matias Chegada do transformador para instalação Visita a exemplos de teleféricos de transporte de brita Montagem do teleférico sobre a E.N. 242-4 Reparações em peça de locomotiva Técnico a efectuar testes de tensão Laboratório Estado da escavação para instalação do britador Instalação da base do britador Chegada do material para montagem do moínho de cimento Treino dos manobradores do Traxcavator Aquisição de 02 Camiões Pedreiras Exploração da Pedreira Trabalhos de desmonte na Pedreira Visitas e Cerimónias Vista da Rua Dr. Fernão Ornelas Chegada e recepção dos visitantes à Fábrica de Pataias Chegada do ministro Albert Virella a dar a conhecer alguns produtos e materiais ao Presidente Américo Thomaz Chegada de responsáveis da CIBRA à FIL Comitiva após visita à escola primária, Francisco de Paula Leite Pinto e Joaquim Matias ao centro

Zona de identificação

Código de referência

PT AHFML FFCP

Título

Arquivo Fotográfico Cibra Pataias

Data(s)

  • 1944 - 2012 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

9382 Fotos p/b e cor em papel
63 Slides cor
26 Séries

Zona do contexto

Nome do produtor

(1944 - 1974)

História biográfica

Nome do produtor

(1930 -)

História biográfica

Uma localização singular, com possibilidade de expedição por mar e terra, próxima de Setúbal e junto ao rio Sado, e a riqueza do filão de calcários e margas foram argumentos mais que suficientes para que, em 1904, nascesse, na serra da Arrábida, num local onde já existia exploração de materiais desde o século XVIII, uma fábrica de cimento.

Do resultado da fusão de duas empresas que operavam na região nasceu, em 1930, a Secil – Companhia Geral de Cal e Cimento. Desde essa já longínqua década de 30 do século passado até aos dias de hoje, muitas foram as alterações.

Para além das inevitáveis mudanças tecnológicas e o despertar de uma consciência ambiental, o destaque vai para a aquisição, por parte da Semapa, dos 51% do capital da Secil e dos 100% da CMP – Cimentos Maceira e Pataias, em 1994. Na origem da CMP esteve a fábrica da Maceira-Liz, inaugurada em 1923, e a fábrica Cibra-Pataias, fundada em 1950. Desde 2011 que a Semapa é detentora da totalidade do capital da Secil.

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso de género

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados