Cimento Tupi

Zona de identificação

tipo de entidade

Empresa

Forma autorizada do nome

Cimento Tupi

Forma(s) paralela(s) de nome

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) do nome

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

datas de existência

1949 -

história

A Tupi foi fundada em 1949 sob a denominação de Companhia de Cimento Vale do Paraíba, com a produção de cimento e seus derivados sendo iniciada a partir da unidade localizada em Volta Redonda-RJ.

Em 1952, a Tupi já destacava o seu caráter pioneiro lançando no Brasil o primeiro cimento com adição de escória granulada básica de alto forno. Em 1976, outra unidade de produção foi inaugurada em Pedra do Sino - Carandaí - MG. No ano de 1976, foi concluído o terminal de cimento de Mogi das Cruzes - SP, cuja finalidade era distribuir o cimento ensacado e a granel naquela região. Em 1982, entrou em operação o terminal de cimento de Juiz de Fora - MG.

No ano de 1998, o terminal de Mogi das Cruzes tornou-se uma unidade de produção de cimento, a partir de escória e clínquer moídos. Em 2002, a fábrica de Pedra do Sino recebeu a certificação ISO 9001 versão 2000 e em 2003, a fábrica de Volta Redonda recebeu a mesma certificação. Em 2008, as fábricas receberam a certificação ISO 9001:2008. Em 2013, a fábrica de Pedra do Sino foi ampliada, tornando-se as demais suas extensões, em termos de certificação.

A Tupi produz dois tipos de cimento: Cimento Portland Composto e Cimento de Alta Resistência Inicial, controlando o processo desde a jazida de matéria-prima até a expedição para o mercado consumidor.

Fonte: http://www.cimentotupi.com.br/

Locais

status legal

funções, ocupações e atividades

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

contexto geral

Área de relacionamento

Área de pontos de acesso

Ocupações

Zona do controlo

Identificador do registo de autoridade

CMNTTUPI

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão ou eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Notas de manutenção

  • Área de transferência

  • Exportar

  • EAC