Domingos Alvão

Zona de identificação

tipo de entidade

Pessoa singular

Forma autorizada do nome

Domingos Alvão

Forma(s) paralela(s) de nome

  • Domingos do Espírito Santo Alvão

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) do nome

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

datas de existência

1872 - 1946

história

Domingos do Espírito Santo Alvão nasceu na freguesia da Lapa, no Porto, em 1869, e faleceu na mesma cidade em 1946. O pai de Domingos Alvão, Francisco Júlio Alvão, de Vila Real, era então barbeiro – será mais tarde funcionário das finanças. A mãe, Corina de Jesus Alvão, natural de Santo Ildefonso, da cidade do Porto. O fotógrafo teve como padrinho um capitalista da Rua dos Bragas, o comendador Domingos José Ramos de Faria, do qual herdou o primeiro nome.

Ainda muito novo foi trabalhar para a Casa Biel, já então na Rua do Bolhão, no palacete, onde estavam sempre hasteadas as duas bandeiras, a de Portugal e a da Alemanha. Depois de ter passado um breve período de estágio em Madrid, Domingos Alvão entrou, na viragem do século, como operador-gerente, para o também conhecido estabelecimento na Rua de Santa Catarina, nº120, do capitalista Leopoldo Cyrne, o Foto-Velo Clube e habituou os portuenses às suas fotografias de artistas, senhoras e homens da sociedade que captava no Teatro Príncipe Real ou nos salões do burgo, expondo-as nas vitrinas da Tabacaria Africana, ao cimo da Rua de 31 de Janeiro.

Domingos Alvão participou em 1901 na Exposição Internacional de Leipzig e em 1907 recebeu um Diploma de Mérito no Concurso Mundial de Fotografia Artística e Científica em Turim, Itália, que tinha o patrocínio da Princesa Maria Letícia de Sabóia. As imagens que Domingos Alvão enviou ao concurso em Leipzig e Turim faziam parte de uma recolha de cerca de 700 clichés a que ele dedicava parte do seu tempo; tratavam-se de fotografias sobre paisagens e costumes do Minho e Douro Litoral, encenadas de forma a corresponderem aos objectivos artísticos do pictorialismo. Com a série Quadros da Paisagem Artística e Costumes Portugueses, concorreu e expôs em mostras, no Porto, Lisboa, Panamá, etc., iniciando a sua enorme série de prémios nacionais e internacionais. As fotografias da Fotografia Alvão eram muitas vezes procuradas para representarem o país nas paredes das embaixadas no estrangeiro.

Domingos Alvão ganhou um Diploma de Honra e uma medalha de ouro na Exposição Nacional das Artes Gráficas, na Imprensa Nacional, em Lisboa, 1913. Em 1914 fez a sua primeira grande exposição, com cerca de 100 imagens. O êxito é tal que a repetiu em Lisboa, no Salão da Illustração Portugueza, d’ O Século, desta vez com cerca de 200 fotografias.

A Fotografia Alvão continuou a ganhar prémios, em 1915 o Grand Prix na Exposição do Panamá; a medalha de prata da Exposição de Artes Gráficas de Leipzig, na Exposição Nacional de Fotografia de Novembro/Dezembro de 1916, da Sociedade de Belas Artes de Lisboa, promovida pela revista Arte Photographica, em 1917, Lisboa; na Sociedade Nacional de Belas-Artes, em 1923 na Exposição Internacional de Centenário da Independência do Brasil, no Rio com fotografia colorida; em 1925 a medalha de ouro da Exposição Nacional de Fotografia, realizada nos Armazéns Grandela.

Locais

Porto

status legal

funções, ocupações e atividades

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

contexto geral

Área de relacionamento

Entidade relacionada

E.C.L. - Empreza de Cimentos de Leiria (1919 - 1975)

Identificador da entidade relacionada

ECL

Categoria da relação

associativa

Tipo de relação

E.C.L. - Empreza de Cimentos de Leiria é o cliente de Domingos Alvão

Datas da relação

Descrição da relação

Área de pontos de acesso

Ocupações

Zona do controlo

Identificador do registo de autoridade

DA

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Publicado

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação, revisão ou eliminação

Criação - 19/01/2017

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Notas de manutenção

  • Área de transferência

  • Exportar

  • EAC